Discursos
Discurso Pe. Eli Lobato, Superior Provincial da Provincial da Província Brasil/São Paulo da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
A importância carismática da Faculdade Dehoniana – 100 anos
1 – SAUDAÇÕES e GRATIDÃO.
Senhoras e senhores presentes a esta solenidade ‘Comemorativa ao Centenário desta Instituição’.
Dirijo uma reconhecida e grata saudação ao caro P. Marcelo, mui digno diretor da Faculdade Dehoniana, demais personalidades que compõem esta mesa; professores aqui presentes, estudantes e convidados.
Há mais de 100 anos, os Padres do Sagrado Coração de Jesus chegaram ao Brasil. Primeiramente, iniciaram sua ação pastoral nos Estados do Sul de nosso País, depois, avançaram em direção do Sudeste. Chegaram a esta Cidade, se instalaram aqui, que ainda era uma parte muito rural de Taubaté, e deram início à formação teológica dos candidatos à vida sacerdotal.
Era apenas uma “Casa na qual se estudava teologia”: Dogmática, Moral e Canônica. Algo modesto, porém, sério e à altura das exigências da Igreja e da Sociedade daquele tempo.
Ao longo de 80 anos, aquela “casa de estudos teológicos”, carinhosamente chamada de “Conventinho”, acompanhou a evolução dos tempos, foi crescendo, se aprimorando, formou dezenas de sacerdotes para a Igreja e tornou-se uma Faculdade. A Faculdade Dehoniana. Era o ano de 2001. Portanto, há 100 anos, os Padres do Coração de Jesus se dedicam e são consumidos por esta Obra de Formação ao Sacerdócio. Louvores e ações de graças ao mesmo Coração de Jesus por tudo aquilo que se fez e se faz nesta preciosa Obra.
2 – FORMAÇÃO.
Houve um tempo em que se verificou uma certa resistência e mesmo rejeição à palavra ‘formação’. Rejeitava-se a ideia de que os candidatos à Vida Consagrada e Sacerdotal seriam ‘formatados’, como que se fossem postos em uma forma. Discussões à parte, o certo é que uma Instituição, como a Faculdade Dehoniana, tem como missão: ‘formar os que aqui estudam para a vida consagrada e presbiteral’. Esta missão obedece a critérios e possui um objetivo claro e distinto. Isto é, formar presbíteros que assimilem um peculiar “jeito” de ser e de agir. Não se pode imaginar a formação de sacerdotes que, por fim, resulte num sujeito incapaz de compreender sua verdadeira identidade sacerdotal, sua responsabilidade eclesial e seu papel distintivo na sociedade. Ou seja, formar sacerdotes da Igreja para a missão que é da Igreja.
3 – O CARISMA DEHONIANO.
Esta Faculdade Dehoniana leva o nome do nosso Padre Fundador, Leão Dehon, não por uma questão de marketing, mas por uma razão carismática. Corresponde às intenções do P. Dehon que a Congregação, por ele fundada, dedique-se à “formação dos padres e religiosos” (Cst 31), para “servir a Igreja” (Cst 16), e que essa ‘formação’ dê “particular atenção às necessidades da sociedade hodierna” (Cst 94).
Para realizar esse objetivo – formar conforme a expectativa da Igreja e sensível às necessidades da sociedade presente – a formação oferecida aqui, alimenta-se da espiritualidade centrada no lado aberto de Jesus Cristo, expressão mais eloquente de sua ação sacerdotal para a reparação e salvação da humanidade: sacerdotes segundo o Coração de Jesus!
Para deixar isso ainda mais claro: esta Faculdade busca formar sacerdotes que, pela contemplação do lado aberto de Cristo, experimentem crescer em seu íntimo, o desejo de amar o Pai ao modo de seu Filho Jesus.
Foi por amor ao Pai que Jesus fez-se obediente “até a morte e morte de Cruz” (Fl2,8). E foi seu amor obediente, que O levou a dar a vida por aqueles que o Pai ama incondicionalmente.
Os primeiríssimos Padres, que a 100 anos iniciaram o serviço da formação sacerdotal aqui, talvez não tivessem elaborado como nós, hoje, essa finalidade da formação que ofereceram. Mas, foi isso que eles e os seus sucessores buscaram realizar e oferecer às sucessivas gerações. Quanto sacerdotes esta Casa formou em um século de atividades?! Gratidão a Deus por isso.
A todos vocês, que aqui trabalham e estudam, a vocês professores e alunos: que as comemorações dos 100 anos, avive ainda mais em sua alma, mente e coração a razão de ser e a inspiração carismática desta Faculdade Dehoniana: Formar sacerdotes segundo o Coração de Jesus.
Obrigado.